quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Turismo Gastronômico

Essa postagem é para dar água na boca, risos, para abrir seu apetite, não só no sentido de alimentação, mas principalmente para correr o mundo da Gastronomia!
É comum escutar dos amigos quando retornam de suas viagens, sobre os restaurantes quais visitaram, da comida do hotel ou da pousada, do quiosque com aquele lanche especial, e por aí vai...



Desta maneira, nasceu o conceito de turismo gastronômico. Há quem viaje com o intuito de conhecer a culinária do local a visitar. Outros lugares, que tem como principeal atrativo turístico, a gastronomia. E assim, foi se desenvolvendo, até chegar ao que é hoje.

É comum, vermos os diversos anúncios de festivais gastronômicos em vários destinos no Brasil e no mundo, sendo divulgados e exaltados por seus participantes. E de fato, é uma maneira eficaz, de levar turistas a determinada destinação, em tempos de baixa temporada.


Há alguns festivais famosos, como o de Paranapiaca, já citado aqui, também em Campos do Jordão, Canela e Gramado, no Rio Grande do Sul, o São João no norte e nordeste, cujos, apresentam sua vasta culinária típica, além de outros atrativos. 

Os festivais não são as únicas ferramentas para atrair turistas. Atualmente, muitos turistas podem contar com pacotes especiais para este tipo de viagem, contando com roteiros especializados em gastronomia. O que facilita, no momento da escolha do destino e dos passeios a se fazer. 

 

Eu acho bem interessante esse lado do turismo. Afinal, todo mundo gosta de comer, e de comer bem. Pode até não ser a prioridade na hora de viajar, mas uma boa mesa posta em qualquer lugar aonde se vá, faz toda a diferença. E quando a comida é boa, a lembrança de tal lugar fica ainda mais viva na memória e no paladar. Hehe. 

Em postagens futuras escreverei sobre destinos apropriados para o Turismo Gastronômico, suas possibilidades, atrações e outros destalhes importantes para sua viagem. Então, visite uma de nossas páginas, curta, e receba todas as novidades que vem por aí.

Um comentário:

  1. Eu amo os festivais gastronômicos. Me acabo nas comidas típicas. Se eu pudesse, viajaria so para conhecer as comidinhas por ai. rs

    ResponderExcluir

Antes de comentar, não deixe de ler as Regras do Site no menu inicial do site.

Acompanhe o Blog

Top do Mês