sábado, 15 de agosto de 2015

Lugano - Roteiro de dois dias

Olá queridos viajantes, faz um tempo que não tínhamos dicas novas por aqui não é? Enfim, nesta postagem quero trazer a vocês a cidade de Lugano.  Localizada no Sul da Suíça, no cantão Ticino, ao lado da Itália, esta cidade irá te oferecer muito mais do que você pode imaginar. É um verdadeiro paraíso, para curtir suas férias seja com amigos, familia ou a dois. Além de ter aquele gostinho de estar em outro pais, você poderá aproveitar a cidade em suas mais peculiares atrações.

Eu separei para esta postagem dois passeios que fizemos e um pouco sobre a vida noturna da cidade. Este roteiro foi feito em um fim de semana, especificamente dois dias e uma noite. Porém, você poderá prolongar sua estadia e descobrir as outras diversas atrações que Lugano oferece.


Onde se hospedar? 

Lugano é uma cidade muito turística e por isso oferece ao visitante uma gama de opções de hospedagem. Desde de hotéis e hostels simples aos de rede e luxuosos. Você também pode alugar casa ou apartamento se a sua estadia passar de 4 dias. Com isso você conseguirá economizar muito no orçamento da viagem. 

Por ser uma cidade muito procurada no verão, os preços dos hotéis sobem muito. O hotel que me hospedei era bem simples, porém, como fui na temporada alta e reservei o quarto um dia antes da viagem, acabei pagando uma tarifa de CHF 120 para um Single. Eu sugiro você a fazer uma busca em sites como o booking.com, hotelscombined ou qualquer outro qual você possa comparar os preços, e para saber mais sobre o hotel, dar uma olhada nos comentários a respeito no tripadvisor ou em algum grupo/comunidade sobre turismo nas redes sociais. 

Ao final da postagem indicarei um site para aluguel de aptos e casas e também do hotel qual me hospedei. 😉

No primeiro passeio indico uma volta pelo centro da cidade que fica em frente ao lago. Na realidade a cidade fica em volta dele,  é um espetáculo de vista.  Se sua estadia for no meio da semana ou no sábado, pode aproveitar para fazer compras. A região italiana da Suíça é bem mais barata que a a alemã. Você tem acesso as mais diversas lojas, desde as mais populares as de grife. E sempre tem alguma promoção da estação. Compensa muito comprar por aqui.

Aproveito para já indicar um restaurante e uma balada para noite. Nós comemos no restaurante "La Cucina di Alice",  é um ambiente bem badalado e o atendimento é ótimo. Além da vista para o lago, podemos ver o outro lado da cidade e os montes. Sem contar que os garçons são muito simpáticos e engraçados. A comida estava muito boa, eu não lembro o nome do prato que experimentei, desculpe, porém me recordo que tinha camarão, tomates e um macarrão especial típico italiano. Também comemos uma salada de carpaccio deliciosa e de sobremesa uma torta de chocolate com morangos sensacional. 

O almoço todo para 3 pessoas junto com as bebidas, entrada e sobremesa ficou em CHF 110. O que por aqui é considerado barato. E comparando o preço dos mesmos pratos no Brasil, com certeza pagamos o justo.  

No lago, você pode passear pela orla, alugar pedalos, botes ou barcos. Poderá ainda fazer um passeio mais luxuoso alugando uma lancha ou embarcando em um dos pequenos navios disponíveis que atravessam o lago até outras cidades de Ticino ou para a Itália. Vale muito a pena e os valores variam de acordo com o tempo e tamanho da embarcação. Se você quiser nadar, em quase toda parte da beirada do lago é possível. Porém, há um restaurante que dá acesso ao meio do lago, e lá no meio tem cadeiras e espreguiçadeiras para um conforto melhor, e claro que fica numa parte mais privilegiada do lugar e é pago.

Entretanto, há outras opções, como por exemplo, ir até a outra margem do lago aonde ficam as prainhas e piscinas naturais, onde o banhista tem acesso gratuito e é igualmente bonito e o mais importante, é seguro para nadar. Para noite, existem diferentes bares e quiosques à beira do lago, e na temporada de verão acontecem vários festivais de música, teatro e outros tipos de arte. Também tem as discotecas e lounges dos hotéis onde todo mundo se encontra. A noite de Lugano tem um ar bem cosmopolita e não é cara. 

No segundo dia, passamos quase que a tarde toda no monte San Salvatore. Este é um dos passeios obrigatórios, você tem que subir até lá. Mais do que incrível, é uma vista inesquecível, dessas de cenas dos filmes de Hollywood. Para subir o transporte é feito com um pequeno trem, e o valor durante o fim de semana é mais alto, pagamos CHF 26 ida e volta, mas durante a semana é mais barato. Ha também trilhas que você pode fazer para subir ou descer e não custam.


Lá em cima a vista é maravilhosa, e além da visão panorâmica para as montanhas e lagos, temos acesso gratuito ao um pequeno museu que conta um pouco da história da cidade, e a uma capela construida há tempos atrás. O restaurante oferece comidas típicas suíças e da região italiana. O valor é um pouco mais alto que na cidade, mas compensa pelo passeio. Se você não quiser gastar muito ou caso queira explorar mais o monte, levar um lanche é uma ótima pedida.

Ao final da viagem ainda tem o retorno de trem, que é um espetáculo a parte( aliás a ida também é, fomos de carro), pois o trem vem da Itália. Recomendo você a embarcar antes das 5 ou depois das 7, pois antes disso a segunda classe é muito, muito cheia. Isso se for num domingo. 

No geral, eu adorei meu fim de semana em Lugano. Pretendo escrever mais dicas sobre a cidade em breve, pois esta postagem já ficou enorme. Hehe. E existem outros lugares interessantes quais vale a pena a visita. Espero que tenham gostado e que tenha te entusiasmado a querer conhecer o lado "tropical" do país dos Alpes. 

Site oficial da cidade - Clique aqui para acessar. Nesse link você pode fazer a cotação do aluguel de uma casa, apartamento ou quarto. Ainda poderá cotar outros meios de hospedagem, podendo colocar o limite de preço da diaria, ou da semana, categoria, localização, etc. Muito legal e confiável.

Aqui o site do hotel que me hospedei. Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, não deixe de ler as Regras do Site no menu inicial do site.

Acompanhe o Blog

Top do Mês