quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Suíça - Alpes

A superfície da Suíça revela apenas uma pequena fração de sua turbulenta e variada historia natural. Num primeiro olhar, se destaca sua formação geológica recente: Massas de gelo da era glacial e torrentes de degelo, correntes de água da era pós glacial, deslizamentos de terra e quedas de montanhas marcaram o perfil da paisagem. 




Estas formas surgiram há milhares ou até mesmo centenas de milhares de anos e escondem o que é invisível para o olho humano: sob a superfície, as maciças camadas do Terciário (por exemplo, bacias molássicas na planície central, chamada Mittleland) e do mar do Mesozoico (por exemplo, os Alpes calcários, o Jura) e os ainda mais antigos núcleos das montanhas (Alpes) formam o fundamento com cerca de quinhentos milhões de anos de idade sobre o qual se apoia a Suíça.

Há inúmeros países onde abundam peculiaridades e contrastes. Na Suíça,uma das características essenciais do país e que logo salta aos olhos são as marcantes diferenças na natureza e na paisagem reunidas em um espaço tão pequeno. Do ponto de vista geológico, a Suíça é uma formação complexa. Seu território localiza-se num trecho do arco alpino que se estende quase 1.000 km entre Nice, no sul da França, e a Viena, a capital da Áustria
.
Os Alpes são restos de um complexo cinturão orogênico com dobramentos e pacotes de dobramentos amontoados sobre si e moldados pela erosão. A altitude média nos Alpes é de 1.700 m; cerca de seus picos chegam a 4.000 m ou mais.

A planície central "Mittelland"- que significa "meio da terra" é um subproduto dos Alpes. Apos o dobramento dos Alpes e do Jura, restaram braços de mar e lagos na região entre os dois maciços. Este fenômeno geológico ocasionou uma intensa erosão, de tal forma que os córregos das montanhas carregaram consigo enormes quantidades de areia, pedregulhos e cascalho até as depressões nas planícies aluviais.

Conheça as lindas montanhas de St. Moritz, Davos, Interlaken, Arosa e muitos outros lugares de belas paisagens e alturas de tirar o fôlego. Além de passeios em teleféricos ou trens, você poderá desfrutar de ótimos restaurantes, e praticar os mais diversos esportes de gelo.

Falaremos mais sobre os Alpes e tudo o que se tem para fazer e apreciar nessa maravilhosa região da Suíça. Além de outras maravilhas da natureza desse pequeno, porém lindíssimo país!

Fonte: Meteo Schweiz e Swiss World

Quer conhecer a Suíça? Acesse o site de um de nossos parceiros e confira os preços e promoções!


2 comentários:

  1. Deve ser um sonho morar nesse lugar. Mas acho que é frio que nem aqui em Curitiba. Ou mais! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo bom morar aqui. O país é muito bonito, cheio de joias da natureza, e sim no inverno é bem frio mesmo. Mas para passar férias é um encanto!

      Excluir

Antes de comentar, não deixe de ler as Regras do Site no menu inicial do site.

Acompanhe o Blog

Top do Mês