quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A charmosa Berlim

Se Berlim já era uma cidade peculiar antes da queda do muro e da reunificação das duas Alemanhas, hoje é, seguramente, uma das capitais mais interessantes para visitar.



Apesar do seu passado histórico, Berlim está ganhando um novo rosto. As antigas formas sólidas estão recebendo, aos poucos, tons de modernidade e transparência. A nova arquitetura da cidade conta com edifícios mais altos e mais modernos. Como dizem os berlinenses, são as Torres de Vidro, nítidas em Potsdamer Platz, bairro da ex-Berlim Oriental, por exemplo, que há sete ou oito anos não passava de um pedaço de terra vazio e abandonado.

Como cidade cosmopolita no centro do continente, criativa e pulsante como nunca, atrai milhões de visitantes, como metrópole de um país aberto, internacional e hospitaleiro, Berlim representa hoje uma nova Alemanha, que o Mundo ainda desconhecia, alegre, descontraída e, às vezes, um pouco atrevida. Berlim tem fama, bem merecida, de ser o centro europeu da cultura, graças à chamada Ilha de Museus, às suas três casas de opera, à Orquestra Filarmônica, aos cinemas e teatros, ao Festival Internacional de Cinema, às três universidades, às quatro escolas de belas-artes e aos 250 centros universitários de pesquisa.

Depois de ter sido arrasada em cerca de 90 por cento pelas bombas, durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida em duas partes. Os Aliados ficaram com a parte ocidental, com bairros tradicionais de pubs, lojas e hotéis, enquanto os soviéticos ficaram com a parte oriental, onde ficavam os bairros da antiga cidade imperial. O cartão postal mais típico de Berlim Ocidental é a paisagem formada pelo zoológico e as ruínas do Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, demolido por um bombardeio inglês, em 1943 – hoje em dia, um símbolo de paz.

Berlim, a capital alemã, cativa pela variedade de atrações turísticas fora do comum, pela vida cultural rica e por um modo animado, mas ao mesmo tempo descontraído, de viver. Conheça mais sobre essa incrível cidade, ficando alerta às nossas futuras postagens. Esse foi somente uma pequena introdução!

Fonte: Revista Digital A Próxima Viagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, não deixe de ler as Regras do Site no menu inicial do site.

Acompanhe o Blog

Top do Mês