quinta-feira, 21 de julho de 2016

Fim de Semana em Lausanne

Olá amigos amantes de viagem, há um tempo não escrevo, não é mesmo? Correria da vida!!¨
Por isso, é primordial dar uma escapadinha de vez em quando, e ir para algum lugar apenas curtir e relaxar.

Foi o que fiz fim de semana passado, fui apreciar uma das cidades mais bonitas e interessantes da Suíça francesa: Lausanne!!

Inicialmente, a intenção era ir para Locarno, mas como estava acontecendo um festival na cidade, não haviam mais quartos disponíveis, então pensamos em acampar em Neuchâtel, e para acabar com nossa aventura, hehe, o clima não estava quente o suficiente. Então que decidimos ir a Lausanne.

A localização de Lausanne é extremamente convidativa: não é de surpreender que o Comitê Olímpico Internacional tenha aqui estabelecido sua sede desde 1914. A cidade é construída sobre três montanhas, rodeadas pelas encostas cobertas de vinhedos, com o Lago Genebra a seus pés. Erguendo-se impressionantemente das margens francesas do lado oposto, ficam os Alpes Franceses. O atraente centro histórico da cidade, em sua maior parte, proíbe o tráfego de automóveis. Pequenas ruelas com cafés e butiques desenham a paisagem urbana do centro medieval da cidade.  (myswitzerland.com)
Eu já tinha ido uma vez visitar a cidade, na realidade foi apenas uma tarde. No dia, estava friozinho, era inicio de primavera. Não deu para conhecer nada do lugar, ficamos apenas passeando pelo lago. Dessa vez no entanto, passei uma noite e dois dias por lá. Deu pra ver algumas coisas e também conhecer um pouco da noite.

Então vamos para as dicas.

Hospedagem: Você terá no verão muitas opções de hospedagens mais em conta, já que poderá também acampar pela região. Também poderá ficar em hostels ou alugar casas, ou mesmo se hospedar nos mais diferentes hotéis e B&B espalhados pela cidade.

Nós ficamos no Hotel du Marchê,  que a principio parece ser bem simples, mas achei o quarto bem legal, para o preço. Uma noite saiu por CHF 93 e isso porque eu reservei um dia antes de ir. O café da manhã é separado, em torno de CHF 15, sim, eu também achei caro. Não posso dizer se vale a pena, porque já levantamos na hora de deixar o hotel praticamente, hehe. Entretanto, o tratamento dos funcionários e a localização são excelentes. A única coisa que ficou a desejar, é que o banheiro não é privativo. Eu não me ative a isso no ato da reserva. Por isso, acredito que o hotel se caracterize melhor como um hostel um pouco mais chique, haha.

Transporte: Por Lausanne você pode se transportar de varios modos, um deles é de metrô, sim eles tem um metrozinho, que percorre uma boa parte da cidade. Quebra o maior galho para não ter que subir morro. Também poderá utilizar os bondinhos, ônibus, taxi ou bicicleta.
A cidade tem muitas subidas, então recomendo você estar preparado. Mas claro que você pode levar sua bike dentro dos transportes. mas terá que pagar o bilhete da bicicleta, risos, sim galera na Suíça se paga para levar bicicletas e cachorros nos transportes.

Uma coisa legal desse hotel, é que eles oferecem aos hospedes, bilhetes gratuitos pelo tempo que a pessoa ficar hospedado. Atenção: só para se locomover dentro da cidade, e só vale para você pessoa física. ;-)

Alimentação: Bom gente essa parte vai de acordo com seu bolso e do que gosta de comer. As opções vão das mais em contas até as mais caras. Opções são o que não faltam. E por todo lugar que você olhar vai encontrar um restaurante, lanchonete ou quiosque. Na avenida de frente ao lago mesmo ficam diversos tipos de restaurantes. Geralmente, se alimentar de um modo geral na Suíça é caro, porém se você for criativo(a) e sem frescuras, vai conseguir achar uma alternativa bem bacana. Uma delas é fazer piquinique na beira do lago, além de ser saudável é uma ótima opção para os dias muito quentes, também é divertido para as crianças se estiver em família e romântico para os casais.

Noite e Passeios: Assim como outros lugares da Suíça e da Europa, o que não vai faltar são Pubs para você curtir a noite. Outra opção para uma noite mais badalada são os clubes. Nós fomos para o White Club. Um lugar muito bonito e bem decorado, serviço impecável e pessoas muito simpáticas. Esta boate em questão é cara, um drink normal não sai por menos de CHF 20. Então se você quiser conhecer já prepara o bolso, ou seja convidado(a) por alguém... hahaha... como nós fomos, se não é osso né?! ;-)

Mas existem outras boates mais em conta, e sempre tem os festivais que acontecem no verão, que são as atividades que as pessoas acabam optando. No fim de semana que estava lá, estava acontecendo o festival de Jazz de Montreux que é "do lado" de Lausanne.

Outros passeios legais durante o dia ou até de noite, é andar pela margem do lago, seja a pé, de bike ou patins. Passeios de barcos ou pedalinhos também é outra opção divertida e se você estiver acompanhado(a) pode até ser romântico.


Para quem gosta de compras, há inúmeras lojas espalhadas pelo centro da cidade e próximas dos hotéis. O que facilita o carregamento das sacolas, hehe. Desde as lojas mais populares até as de grife. Detalhe que muitas lojas consideradas populares aqui, aí no Brasil são mais caras. Por isso, é uma boa pedida, reservar uma graninha para as compras, afinal além de ser mais barato, eles ainda vivem fazendo promoções.

Abaixo segue uma lista com os destaques:


  • Centro Histórico de Lausanne e sua catedral – essa impressionante catedral encontra-se rodeada por belas estradas fechadas ao tráfego de automóveis. 
  • Museu Olímpico – fornece uma visão geral da história dos Jogos Olímpicos, desde os primeiros jogos de verão de 1896 em Atenas até os dias atuais. 
  • Passeio no Lago Genebra – barcos a vapor com rodas de pás e embarcações a motor dão destaque aos atrativos da região do Lago Genebra, vistos de suas águas. 
  • Musée de l'Art Brut – abriga um incrível acervo mundial de obras de arte criadas por estrangeiros em clínicas psiquiátricas e presídios. 
  • Fondation de l'Hermitage – a fundação apresenta exposições temporárias de arte do mais alto nível, num magnífico ambiente datado do século XIX. 
  • Train des Vignes – tranquila viagem de trem a bordo do "Trem das Vinhas", de Vevey a Chexbres, através da região vinícola do Lavaux, bem acima do Lago Genebra. 
Bom galera deu pra ver, que Lausanne é um destino maravilhoso, e que você com certeza irá se encantar com ela. Se puder ficar mais que um fim de semana, melhor ainda. Pois para visitar os museus terá que reservar pelo menos uma tarde inteira. 

Espero que tenham gostado da nossa viagem e das dicas. Se você já conhece a cidade e deseja indicar alguma coisa, só comentar aqui embaixo e claro, não deixe de compartilhar a postagem com seus amigos viajantes. Até o próximo destino!!! 

Fonte e Foto: www.myswitzerland.com

Um comentário:

  1. Youtube channel #99 | VIVETYPE - videodl.cc
    Youtube channel #99. The newest video channel #99. The newest youtube to mp3 download videos videos in the category. Watch the channel live on VIVETYPE.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, não deixe de ler as Regras do Site no menu inicial do site.

Acompanhe o Blog

Top do Mês