quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Veneza: O Paraíso dos Casais!

Ola amantes de viagem, voltei!! Depois de um longo periodo sem postar para vocês, retorno ao blog com todo gas e em breve teremos também videos no canal!!!

 Na postagem de hoje, falarei para vocês sobre a encantadora Veneza, que apesar de nao ser mais um destino muito visado pelos turistas classicos, ainda é um dos destinos mais procurados na Italia. 



Conhecida como o paraiso dos casais, por ser uma cidade aconchegante e cheia de charme, Veneza recebe todo ano por volta de 10 milhoes de turistas( fonte).
Para quem nao sabe, Veneza é fica no nordeste da Itália, e se situa sobre um grupo de 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes. Ela está localizada na pantanosa Lagoa de Veneza, que se estende ao longo da costa entre as bocas dos rios Po e Piave.

Tive a oportunidade de viajar para la, final de semana passado, e apesar da curta estadia( apenas 3 e duas noites), valeu muito a pena as horas de viagem. Diferente de outros sites e blogs, ao inves de te indicar onde ir e o que fazer por la, quero apenas compartilhar minha experiência na cidade e sim te dar dicas, quais provavelmente outros turistas ainda nao indicaram. Começando com uma pequena lista de dicas e depois comentando o que realmente achei da estadia por la. Bora??
  • Prefira visitar Veneza na baixa temporada

Bom galera, agora é inverno aqui na Europa, ou seja, baixa temporada para destinos como Veneza, que tem seu pico de visitaçao no verao. Acontece que a cidade fica lotada de gente na alta temporada, além de vir gente de todo o mundo, seja de trem, aviao ou carro, ainda tem os cruzeiros que ancoram na ilha. Eu imagino que mal dê para caminhar pelas ruelas, e que se ja havia um pequeno trânsito de gôndolas e barcos agora no inverno, no verao deve ser quase impossivel realizar qualquer atividade sem ter que esperar horas. Preferimos por tanto ir agora, mesmo com o frio e o vento forte. Pudemos aproveitar muito mais, pois nao havia filas, nem trânsito, nem restaurantes e bares lotados e o mais importante, haviam poucos turistas, o que nos permitiu realmente conhecer a cidade como ela no seu dia-a-dia.
  • Reserve seu hotel/ apartamento/ vôo/ trem ou cruzeiro com antecedência
A melhor maneira de você conseguir economizar no seu orçamento de viagem, é reservar todos os serviços com antecedência. Principalmente o vôo. No caso dos cruzeiros, as vezes deixar para ultima hora pode até compensar, pois as companhias fazem inumeras promoçoes para conseguir vender todas as cabines. Falaremos mais sobre o assunto em um Post/ Video especial. 
Principalmente se você quiser visitar a cidade na alta temporada, pode ser bem complicado conseguir reservar sua hospedagem por um valor razoavel, afinal a demanda é muito grande. E mesmo que você va na baixa temporada, é bom nao deixar pra ultima hora, pois afinal nem todo "Last Minute" compensa. 
  • Utilize o transporte publico 
Eu sou bastante a favor da utilizaçao dos transportes publicos, pois além de conseguirmos poupar uma graninha, contribuimos para o meio ambiente, pois é um carro a menos na rua, e além disso você tera a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia da cidade. Ao se locomover apenas de taxi( Veneza nao oferece serviço de uber), você perde a chance de estar em contato com os locais, e provavelmente vai gastar muito mais, mesmo que seu hotel nao seja tao afastado da ilha. A passagem de ônibus custa em torno de £1.5 apenas, ida e volta.
  • Compre em lojas locais e consuma produtos italianos
Eu vi muitos comerciantes estrangeiros por la, muitos chineses por exemplo. E me parece que boa parte dos comercios em muitas partes da Europa estao nas maos de estrangeiros. O que nao siginifica ser algo ruim, mas também nao quer dizer que é algo tao bom assim. Sabemos que a economia na Italia nao esta das melhores, um pouco se deve a esse fenômeno. Eu acho importante que o turista tenha consciência dessas coisas, e portanto, faça sua parte dando suporte ao lugar visitado, isso significa, comprar em lojas dos moradores locais. Melhor especificando, de italianos. E faz todo sentido. Você nao vai a Italia comer em um restaurante, onde o chefe é chinês, ou vai comprar um souvenir fabricado no Taiwan, ou qualquer outro produto que nao tenha sido fabricado e nao seja vendido por um italiano. Acredito que esses pequenos detalhes e escolhas fazem toda a diferença na experiência como um todo.
  • Se tiver a possibilidade, va a Veneza de trem
Novamente, na questao de sustentabilidade, se você estiver fazendo um desses tours pela Europa ou pela Italia, prefira viajar de um trecho para o outro de trem. Mesmo que seja um pouco mais caro que de aviao, e as vezes é a mesma coisa, a viagem de trem é muito mais confortavel, em muitos casos mais rapidas, pois você nao precisara passar por controles de bagagem e documentos. Além do que, você podera carregar muito mais bagagens do que voando. Sem contar, que você ainda podera apreciar as paisagens e contribuira para o meio ambiente.

E para finalizar gente, o titulo tem tudo a ver com a experiência de ir a Veneza. A cidade tem um ar todo proprio, e o passeio de gôndola, apesar de ser clichê é muito gostosinho e romântico, mesmo sendo carinho, eu indico. Faz parte total da ida a Veneza. Tudo inspira o romance. As pequenas ruelas, pontes e vielas. Os canais, os barcos e arquitetura. 

É claro que você podera ir com amigos ou com a familia, entretanto acredito que se torna uma viagem completamente diferente, se você for com seu amorzinho. Hehehe... E caso você va, com amigos, existe um bar bem underground que fica proximo a estaçao de trem de Santa Lucia. Ele é tao alternativo que nao tem nome e nem placa indicando, você tem que ir perguntando para as pessoas para conseguir chegar até la. Ficou curioso? Em breve teremos entao uma parte dois, provavelmente em video, pois essa postagem ficou maior do que eu esperava e eu nem contei tudo. Eita!! 

Nao deixe de comentar aqui embaixo e compartilhar com seus amigos viajantes. Se ja foi a Veneza, deixe também sua dica, pois trocar figurinhas é uma das melhores coisas de se viajar. Até a proxima!!

PS.1: Visite o Insta @maryviaja e veja mais fotos... 
PS.2: Os erros ortograficos serao corrigidos quando eu conseguir trocar de teclado... kkkk


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, não deixe de ler as Regras do Site no menu inicial do site.

Acompanhe o Blog

Top do Mês