quarta-feira, 19 de março de 2014

Por que viajar pelo Brasil é mais caro?

Olá amigos leitores. Na postagem a seguir, quero retratar um fato curioso, qual acredito interesse muito a nós turistas brasileiros que desejamos conhecer melhor nosso lindo país. O fato de muitas vezes parecer mais caro viajar dentro do Brasil do que para o exterior. Vamos ao texto?
Ah quem diga que viajar pelo Brasil não é tão caro assim. E há quem concorde que sim, está mais caro do que passar férias no exterior. Eu como profissional do Turismo e turista, concordo que fazer turismo dentro do Brasil ainda não é uma atividade acessível para a maioria dos Brasileiros. Embora já tenhamos algum avanço, e sabendo que hoje a chamada Classe C, tem utilizado mais o transporte aéreo, devido a queda de preços e acessibilidade criada graças ao crédito. Porém, ainda há os altos preços no valor das hospedagens e dos passeios, principalmente em destinos populares, como Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Salvador. Em suma, viajar para o nordeste brasileiro está mais caro do que ir para nossos vizinhos Argentina, Chile e Peru.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, afirmou em 2013, que o número de turistas estrangeiros no Brasil aumentou 4,5% entre 2011 e 2012 (de 5,43 para 5,67 milhões de pessoas), mas admitiu que viajar no país ainda demanda altos gastos, o que impede um crescimento maior na quantidade de visitantes. "É caro fazer turismo no Brasil", disse ele na abertura da World Travel Market Latin America, em São Paulo. "Estamos trabalhando para deixar nossa infraestrutura mais competitiva, mais ainda não conseguimos aproveitar todo o nosso potencial".

Para efeitos de comparação, a cidade de Paris recebe cerca de 30 milhões de visitantes por ano (quase seis vezes mais que o Brasil) e a diária média de seus hotéis, segundo o site Trivago, é de US$ 134. Já no Rio de Janeiro, de acordo com pesquisa divulgada recentemente pela Embratur, a média das tarifas hoteleiras chega a ser de US$ 246.

O preço das diárias de hotéis e das passagens aéreas para destinos nacionais tem prejudicado o crescimento do turismo interno e a consolidação do Brasil como um destino para turistas estrangeiros. A avaliação é do presidente do da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, após o anúncio do deficit recorde da conta turismo no mês passado, divulgado em 2012, pelo Banco Central.

"Temos que levar em conta que o turismo doméstico está muito caro. Conforme o próprio IBGE já registrou, as passagens aéreas e as diárias de hotéis estão ficando cada vez mais caras, o que é um problema para o crescimento do turismo interno e internacional", afirmou Dino à Agência Brasil.

Entre outros dados. Creio que o fato da moeda brasileira ser mais baixa possa ser uma razão para o encarecimento, assim como a falta de competitividade entre os empreendimentos turísticos e ainda a falta de infraestrutura de vários destinos.

Há que se incentivar a população brasileira a viajar pelo Brasil, e para isso, deve-se haver preços convidativos. Pois, a maioria dos turistas entendem que vale mais a pena gastar valores altos em uma viagem ao exterior do que dentro do seu próprio país. Ao mesmo tempo os consumidores também devem se pronunciar e mostrar o descontentamento quanto aos preços e infraestrutura apresentado pelo Trade.

E você o que pensa sobre esse assunto? Costuma viajar pelo Brasil? O que pensa sobre os valores? Comente abaixo e deixe sua opinião!

Fonte: Uol Viagem e Uol Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, não deixe de ler as Regras do Site no menu inicial do site.

Acompanhe o Blog

Top do Mês