sábado, 23 de novembro de 2013

Bali - Conheça a Ilha!


Escondida no meio do arquipélago da Indonésia, a leste da capital, Jacarta, Bali é uma ilha onde 3 milhões de almas professam um budismo leve e tranquilo, algo raríssimo na maior nação muçulmana do mundo. É uma vertente de ritos singularíssimos. As divindades são mimadas várias vezes ao dia com delicadas cestinhas de palha com bolinhos de arroz, flores, essências e - tempos modernos - até balas industrializadas. Aquela que fica no chão é para os espíritos maus. No alto, num altar ou mesmo em cima de algum muro, vai o agrado para as forças do bem.

Uma das celebrações mais marcantes para os balineses, é o ritual de cremação. Como a cremação é cara, muitas pessoas preparam os restos mortais de seus parentes e os enterram até juntar o dinheiro para a celebração. só então exumam e festejam o que, para eles, é um alegre ritual de passagem - e não um ponto final. Em Bali, poucos instantes são necessários para que se forme um vinculo entre duas pessoas, duas historias, duas culturas. Poucos instantes bastam para que se bata um papo sobre o divino e a eternidade.

Em um lugar assim, a paisagem poderia ser apenas uma paisagem se não fosse a paisagem de Bali. "By Wyoman", você pode ir para a Península de Bukit, no sul, onde fica o templo de Pura Luhur Uluwatu, dedicado aos espirito do mar. Todos os dias, às 6 da tarde, acontecem ali apresentações de dança de caráter religioso. Nem a multidão de turistas consegue estragar o mistério da coreografia Kecak, com a voz de dezenas de homens como trilha sonora. Vale a pena chegar cedo para garantir um bom lugar e dar risadas com cenas como a de um macaco fugindo com os óculos de um turista japonês.

Estar em Bali é uma experiência de troca constante, de contato humano, de comunhão. Mas quem não procurar só por isso - e não há nada de mal em querer apenas sol e sossego - hospeda-se em Nusa Dua, grande complexo de resorts de bandeiras internacionais fincado numa das praias mais bonitas da ilha, onde russos, japoneses e norte-americanos curtem uma Bali para exportação.

Bali não é só o eldorado do surfe, com lugares como Uluwatu, Padang Padang, Impossibles Point e Bingin, que a fizeram mundialmente famosa. Tampouco é só Ubud de Wyoman, a capital artística e espiritual da ilha, que virou reduto chique zen nos últimos anos. Tem incontáveis templos, arrozais, vulcões, cheiro de flor de frangipani no ar, comidas exóticas, delicadeza... e muito mais!

Ficou curioso? Não perca a próxima postagem com dicas de onde se hospedar, comer, visitar, entre outras informações. Para fazer uma cotação de pacotes e passagens, acesse um dos banners de nossos parceiros. Até a próxima!

Voos a partir de 27€ ida e volta

Um comentário:

  1. A Asia tem destinos muito bonitos mesmo. Esperando a segunda parte com as dicas de onde se hospedar! Site super legal, parabéns!

    ResponderExcluir

Antes de comentar, não deixe de ler as Regras do Site no menu inicial do site.

Acompanhe o Blog

Top do Mês